468px-ads-code

Home » » Origem do Presépio de Natal

Origem do Presépio de Natal

As esculturas e quadros que enfeitavam os templos para ensinar os fiéis, além das representações teatrais semilitúrgicas que aconteciam durante a missa de Natal serviram de inspiração para que se criasse o presépio, que hoje é uma tradição na Itália, na Espanha, na França, no Tirol austríaco, na Alemanha, na República Checa, na América Latina e nos Estados Unidos. 


A tradição católica diz que o presépio surgiu no século 13, quando São Francisco de Assis quis celebrar um Natal o mais realista possível e, com a permissão do papa, montou um presépio de palha, com uma imagem do Menino Jesus, um boi e um jumento vivos perto dela. Nesse cenário foi celebradada em 1223 a missa de Natal. O sucesso dessa representação do presépio foi tanta que rapidamente se estendeu por toda a Itália. Logo se introduziu nas casas nobres européias e de lá foi descendo até as classes mais pobres.

Na Espanha, a tradição chegou pela mão do monarca Carlos III, que a importou de Nápoles no século 18. Sua popularidade nos lares espanhóis e latino-americanos se estendeu ao longo do século 19 e na França não o fez até inícios do século 20. 
Acompanhe as nossas postagens curtindo a página do Mensagens Lindas no Facebook. Sempre as mais lindas mensagens para você refletir, se emocionar, mandar para amor, parentes e amigos. É um prazer ter você aqui!

3 comentários:

  1. Amadinha, tem 1 surpresinha pra vc no meu post de hj!!! Com carinho! Bjks!!!

    ResponderExcluir
  2. Jô Angel, querida! Vim agradecer a visitinha e dizer que como vc tem vários outros blogs, vou visitar 1por 1. Imagino o qto sejam maravilhosos!!! Seja sempre bem vinda, viu! Deus abençoe! Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Que alívio poder desfazer mau-entendidos, né, amada? Obrigada por seu carinho e pela visita. Seja sempre bem vinda! Deus abençoe!

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo seu recadinho!
Que Deus te abençoe! ♥ Feliz NATAL!!! ♥

♥ Feliz Natal!!! ♥

Que o seu Natal seja abençoado com mesa farta de alimentos e, principalmente, com a fartura de momentos felizes com aqueles que te amam e que você ama!

♥ Feliz Natal!!! ♥